Base de conhecimento
NConn > NConn - Suporte ao cliente > Base de conhecimento

Pesquisar na ajuda:


Como cadastrar um produto?

Solução

Para cadastrar um novo produto, siga os passos abaixo:

- Acesse a retaguarda com seu login e senha;

- Clique na aba "Cadastros" e, em seguida "Produtos e composições"

- Clique no botão "Novo" localizado na parte inferior esquerda da tela;

Dos campos apresentados:

Código: Código do produto (Automático por padrão, é possível definir códigos manuais a partir de Sistema > Configurações > Produtos > Código manual (Não definir automaticamente)

Produto de uso interno: Marcando esta opção, o item NÃO será apresentado na frente de caixa, ou seja, será possível comprar o item e pagar por ele, mas não será possível vendê-lo.

Não controla estoque: Auto-explicativo; Utilizado em casos de produtos manufaturados, como pizzas e porções

Grupo: Selecione o grupo de produto ao qual o produto em questão pertence. Na frente de caixa, ao clicar no grupo, este item estará entre os apresentados.

Qtde. mínima: Caso seja controlado a quantidade mínima, preencher com o valor desejado (Não obrigatório)

Descrição: Nomenclatura do produto. Ex: "Cerveja brahma lata", "Porção de fritas" etc

Vr. Compra: Valor de compra do produto

Margem: Porcentagem da margem sobre o valor de compra do produto

Vr. Venda: Preenchendo o  valor de compra e a margem, o sistema automaticamente calculará Vr.Compra+Margem%. Caso não se controle a margem, pode-se preencher Vr.Compra com o valor de venda e manter a margem zero.

Descrição detalhada/ Observações: Este item não obrigatório é apresentado na tela de lançamento de itens. Ideal para dar mais aporte ao garçon sobre a composição de um prato, forma de servir, tamanho da porção etc

Ordem de apresentação no grupo: Utilizado para apresentar os produtos de acordo com o hábito dos clientes. Com este campo é possível por exemplo, ignorar a ordem alfabética e customizar a apresentação de acordo com seu empreendimento, gerando mais facilidade e dinamismo ao atendente. (Não obrigatório)

Usar peso da balança: Marque esta opção se este produto é vendido por KG e existe integração com balança.

Não vender (Controle rápido de estoque): Marque esta opção se, no meio do expediente, não há mais o produto para venda. Desta forma, o produto será apresentado em vermelho na frente de caixa e não será possível adicioná-lo a uma venda. (Na próxima abertura de caixa, o sistema irá perguntar se deverá permanecer como não vender ou voltar ao normal).

Unidade de medida: Sigla da unidade de medida, normalmente utiliza-se UN (Unidade).

Adicionar à barra de favoritos: Marque esta opção para que o produto seja exibido na barra de favoritos na frente de caixa. (Por padrão a barra fica oculta e só é exibida se existir ao menos 1 (um) produto favorito).

Este produto possui opções (combo): Marcando esta opção, a aba "Opções(Combo) será apresentada. Marque esta opção caso o produto possua um único preço, mas o cliente pode selecionar variações, por exemplo: O produto Marmitex Grande tem um preço, mas o cliente pode escolher o acompanhamento, guarnição e proteína. Ou, o produto "Açaí copo 300ml tem um preço, mas o cliente pode escolher os ingredientes que irá adicionar. Defina quais os grupos que serão apresentados como opções na aba "Opções (combo)".

Das informações da aba "Composição e custo": Se este produto possui uma composição, por exemplo: O produto "Drink da casa" é composto de 1 dose de vodka, 1 dose de tequila, gelo e groselha; Neste caso é possível adicionar os sub-produtos dose de vodka, dose de tequila, gelo e groselha e suas devidas proporções na composição. Fazendo com que o estoque baixe então as devidas proporções da composição. OBS: ESTA OPÇÃO TORNA-SE CONFLITANTE COM A OPÇÃO DE COMBO NÃO SENDO POSSÍVEL UTILIZÁ-LAS EM CONJUNTO.

Produto: Selecione o produto desejado clicando no botão de seleção, posicionado à frente do campo.

Quantidade: Quantidade proporcional utilizada deste, então, sub-produto (Ex: 0,3). Para adicioá-lo, basta clicar no botão de inclusão posicionado logo a frente do campo. (Para excluir, clique com o botão direito sobre o sub-produto desejado)

Das informações da aba "Opções (combo)":

Grupo: Selecione o grupo desejado clicando no botão de seleção, posicionado à frente do campo.

Ordem: Ordem de apresentação desejada. OBS: ESTA OPÇÃO TORNA-SE CONFLITANTE COM A OPÇÃO DE COMPOSIÇÃO E CUSTO, NÃO SENDO POSSÍVEL UTILIZÁ-LAS EM CONJUNTO.

Das informações da aba "Impostos":

IMS Alíquota: Alíquota de ICMS do produto (Consulte seu contador para maiores informações)

ICMS Cód. situação tributária: Código da situação tributária de ICMS do produto (Consulte seu contador para maiores informações)

PIS Alíquota: Alíquota de PIS do produto (Consulte seu contador para maiores informações)

PIS Cód. situação tributária: Código da situação tributária de PIS do produto (Consulte seu contador para maiores informações)

COFINS Alíquota: Alíquota de COFINS do produto (Consulte seu contador para maiores informações)

COFINS Cód. situação tributária: Código da situação tributária de COFINS (Consulte seu contador para maiores informações)

N.C.M: Nomenclatura comum do Mercosul (Consulte seu contador para maiores informações)

CLIENTES ENQUADRADOS NO SIMPLES NACIONAL: É muito comum o contador dizer que não há alíquotas ou as alíquotas são zero, mas isto não procede. Para o ECF ou SAT são necessárias as devidas alíquotas e códigos de situação tributários, pois o que define o pagamento ou não, é o regime tributário.

 
Este artigo foi útil? sim / não
Artigos relacionados Como cadastrar um N.C.M?
Como cadastrar um grupo de produto?
Como lançar um item com observações?
Como retornar ou não retornar a quantidade para 1 após vender um produto?
Como cadastrar uma compra?
Detalhes do artigo
Identificação do artigo: 2
Categoria: Retaguarda
Data de publicação: 2015-12-24 11:56:39
Visualizações: 68
Avaliação (Votos): Avaliação do artigo 5.0/5.0 (2)

 
« Voltar

 
Powered by Help Desk Software HESK, brought to you by SysAid